Implantação de Cliente White Label
Este documento detalha o processo completo para a configuração de um novo cliente White Label, desde o fechamento comercial até a liberação do painel customizado. O procedimento é dividido por responsabilidade de equipe.
1. COMERCIAL
Após o fechamento do contrato com o cliente White Label, a equipe comercial deve:
Orientar o Cliente: Informar que a implantação possui etapas técnicas que serão conduzidas e auxiliadas pela equipe de Suporte.
Enviar o Tutorial da base de conhecimento: Compartilhar o link do tutorial abaixo com o cliente para que ele tenha ciência prévia das informações e ações que serão necessárias de sua parte (como o apontamento de DNS, email de remetente e o envio dos dados de customização).
2. FINANCEIRO
Criação do Cliente: Assim que receber a confirmação do Comercial, o Financeiro deve criar o cliente no sistema Superlógica.
Repasse para o Suporte: Após o cadastro, um ERP ID será gerado. O Financeiro deve repassar as seguintes informações para a equipe de Suporte iniciar a configuração técnica:
Nome da organização
Razão Social
ERP ID (gerado no Superlógica)
Nome do responsável
E-mail de contato
Telefone de contato
Endereço completo
3. SUPORTE
Favor solicitar os dados via ticket interno. Com os dados recebidos do Financeiro, a equipe de Suporte seguirá as etapas abaixo.
Passo 01: Apontamento de DNS
A primeira ação técnica é solicitar ao cliente que configure o apontamento de DNS.
Tipo de Apontamento: O cliente deverá criar 02 apontamentos do tipo CNAME em seu editor de DNS.
Método Recomendado (Wildcard): Oriente o cliente a utilizar o modelo wildcard (*), se possível.
Benefício: O wildcard (*.seudominio.com.br) permite que a configuração seja feita uma única vez, validando automaticamente todos os futuros subdomínios e painéis que forem criados.
Apontar * com TIPO CNAME para whitelabel.mambowifi.com
Apontar _acme-challenge.seudominio.com.br com TIPO CNAME para challenge.whitelabel.mambowifi.comObservação: Informe ao cliente que algumas plataformas de registro, como o Registro.br, não suportam o uso de wildcard. Nesses casos, o apontamento deverá ser feito para o subdomínio específico (ex: painel.seudominio.com.br).
Em caso de dúvidas acesse o tutorial de apontamento:
https://suporte.mambowifi.com/support/solutions/articles/16000141959-como-configurar-um-dom%C3%ADnio-personalizado-para-ativa%C3%A7%C3%A3o-do-recurso-white-label-no-mambo-wifi-
Passo 02: Coleta de Dados para Customização
Solicite ao cliente que envie todas as informações a seguir. É crucial guardar esses dados, pois serão utilizados na aplicação do certificado e na criação da organização no gerenciador.
Domínio/Subdomínio Utilizado: Qual endereço foi usado no apontamento DNS? (Ex: *.seudomain.com.br)
Nome da Empresa: Texto que substituirá as menções à "Mambo WiFi" no painel.
Cor de Destaque: Cor principal do painel, em formato Hexadecimal (Ex: #0A4F7A).
Logotipo Primário: Imagem preferencialmente com fundo transparente (formato .PNG).
Logotipo Secundário: (Opcional)
E-mail do Remetente: E-mail que será usado para comunicações do sistema (envio de senhas, notificações, etc.). Recomendo o uso de um e-mail próprio para isso, como no-reply@dominiodocliente.com.
Assinatura (Rodapé): Texto que será exibido no rodapé de todas as páginas do painel.
Passo 03: Aplicação do Certificado SSL
Esta etapa só pode ser realizada após o cliente confirmar que realizou o apontamento DNS e que o mesmo já propagou.
Acesse o Painel Azul.
Navegue até o menu Certificados White Label.
Insira a URL do painel informada pelo cliente (Ex: *.domain.com.br ou painel.domain.com.br).
Clique para gerar. Se o apontamento DNS estiver correto, uma mensagem de sucesso será exibida e o certificado será aplicado.
Tutorial de apoio: https://suporte.mambowifi.com/pt-BR/support/solutions/articles/16000189350-white-label-aplica%C3%A7%C3%A3o-de-certificado-ssl
Passo 04: Validação do E-mail do Remetente (AWS)
O e-mail informado pelo cliente no Passo 02 precisa ser validado na AWS para poder enviar e-mails em nome do domínio dele.
Após a validação, cadastre o e-mail no painel do cliente:
Acesse o painel Mambo do cliente.
Navegue para Pontos de Acesso → Grupos e clique no ícone de engrenagem do grupo padrão.
Na aba Parâmetros, insira o e-mail no campo "Remetente dos e-mails enviados para visitantes".
A AWS enviará um e-mail de confirmação para o endereço informado.
Confirme com o cliente se ele recebeu o e-mail de verificação da Amazon Web Services e se já clicou no link de validação contido nele.
Atenção: Se for preciso verificar se ja esta validado ou não comunique-se com a equipe de desenvolvimento (via grupo) para solicitar a validação do e-mail do cliente na AWS.
Para maiores detalhes: https://suporte.mambowifi.com/support/solutions/articles/16000157223-white-label-e-mail-de-remetente
Passo 05: Criação da Organização no Gerenciador
Esta é a etapa final, que consolida todas as configurações. Certifique-se de que todos os passos anteriores (DNS, Certificado, E-mail) foram concluídos e validados.
Acesse o Client Manager.
Navegue até Gestão de orgs → Criar nova ORG.
Preencha os campos da seguinte forma:
Dados da Organização: Utilize as informações enviadas pelo Financeiro (Nome da organização, Razão Social, ERP ID, etc.).
Dados de White Label: Utilize as informações de customização enviadas pelo cliente (coletadas no Passo 02).
Nome da organização: Nome que substitui "Mambo WiFi".
E-mail do remetente: E-mail validado na AWS.
Domínio: Apenas o domínio principal (ex: provedorxp.com.br).
Logotipo URL: Faça o upload do logotipo no painel do cliente, depois clique com o botão direito sobre a imagem e selecione "Copiar endereço da imagem". Cole essa URL aqui.
Cor do painel: Cor em Hexadecimal.
Assinatura: Mensagem do rodapé.
Clique em Criar.
Ponto Extra: Reutilização de Painel (troca de domain)
Caso o cliente já possua um painel criado (por exemplo, de uma Prova de Conceito - POC), é tecnicamente possível alterar a URL deste painel para o domínio White Label. Caso opte por utilizar o mesmo painel alterando a URL, é preciso criar um support request (ticket de suporte) para solicitar a inserção desse painel dentro do gerenciador. No entanto, o mais indicado é sempre criar um novo painel/organização através do gerenciador, garantindo um ambiente limpo e sem configurações de teste.




